Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas

R$0,00

Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas

R$0,00

As ideias sobre o papel dos “saberes tradicionais e/ou locais” estão passando por um processo profundo de reavaliação, especialmente no campo das disciplinas acadêmicas consideradas mais duras. As recentes discussões sobre a conservação da biodiversidade começam a colocar em xeque a suposta autoridade para tratar dessas questões com a qual se revestiu, por exemplo, a biologia. A partir do momento que se admitiu que não faz mais sentido falar desse assunto negligenciando o fato que ele se situa na interface entre natureza e sociedade ficou patente a necessidade de olhar com mais respeito para outros “saberes”.

Marcelo Guerra Santos e Mariana Quinteiro, ao selecionarem o conjunto de capítulos que formam este livro, procuraram argumentar que os chamados “saberes tradicionais ou locais” são relevantes para um esforço de relativização, e contextualização, de nossas práticas ligadas à saúde, à educação e ao meio ambiente. Nesse sentido, passando da escala das paisagens, das práticas ligadas aos cuidados com a terra, da produção de alimentos e plantas medicinais para o desafio de enfrentar a diversidade de uma sala de aula, a intenção dos organizadores revela-se na escrita dos autores desta obra que indiscutivelmente fornecem o material necessário para a argumentação dos organizadores.

Saberes Tradicionais e Locais: Reflexões Etnobiológicas oferece uma visão bastante compreensiva da diversidade que se revela no “confronto” entre natureza e cultura e de como manter essa diversidade figura-se como essencial para a chamada sustentabilidade. Os textos compilados oferecem ao leitor as ferramentas para o entendimento do valor dos diferentes saberes, incluindo o acadêmico, e da necessidade do diálogo constante como estratégia de desenvolvimento local.

Organização Marcelo Guerra Santos e Mariana Quinteiro

EPUB

e-ISBN 978-85-7511-484-1

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *