Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol

R$40,00

Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol

(1 avaliação de cliente)
5.00 out of 5 based on 1 customer rating

R$40,00

Gilmar Mascarenhas

Oferece um olhar eminentemente geográfico sobre o processo histórico de desenvolvimento do futebol no Brasil. Aborda desde os momentos iniciais da adoção do esporte introduzido pelos ingleses até os dias de hoje, em que predominam os efeitos da concentração do poder e do capital sobre o espetáculo.

256p.
ISBN: 978-85-7511-320-2

1 avaliação para Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol

  1. Avaliação 5 de 5

    Leandro Dias de Oliveira

    “Trata-se de uma obra definitiva, obrigatória, que percorre o século e meio que transformaram este esporte em marco civilizatório em grande parte do mundo – como, inclusive, assevera Juca Kfouri na contracapa do livro. O livro é uma leitura imprescindível para todos aqueles que querem discutir o futebol, tanto o praticado nos espaços públicos que ainda resistem em servir de campos improvisados quanto os espetáculos midiáticos com a presença de constelações muito bem remuneradas de jogadores famosos. “Entradas e bandeiras” é também um apelo à sociabilidade urbana de um passado não muito remoto, onde cada partida de futebol se tornava um rico e prazeroso exercício coletivo. Entre o informal futebol de “matriz bricolada” (o modelo criativo, improvisado e flexível praticado nas ruas) e o de “matriz espetacularizada”, (globalizado, rígido e congregador de investimentos) (p. 32-33), não há dúvidas: Mascarenhas opta pelo primeiro, que a despeito da origem aristocrática do próprio futebol traz consigo o signo do divertimento sincero das classes menos abastadas. A capa do livro, com uma bola simples em uma estrada de terra, só reforça a certeza de que o futebol, para além dos suntuosos estádios, é um jogo despretensioso, espacialmente democrático e sem grandes necessidades de sofisticação para sua prática”.

    Mais detalhes na resenha: “Por uma geografia social do futebol: Lições de Política, Economia, Cidade e Cultura”, disponível em Biblio 3W no endereço: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1118.pdf.

    Com um abraço, Prof. Leandro Dias de Oliveira, UFRRJ.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *