Histórico

1978

A história editorial da UERJ deu seus primeiros passos em 1978. No dia 8 de junho daquele ano, com a Resolução Nº 481/78, foi criado o Núcleo Editorial, sob a organicidade do Departamento Cultural (Decult). A resolução, assinada pelo então reitor Caio Tácito, delega ao Núcleo a promoção e a coordenação das atividades editoriais da Uerj, bem como dos polos de venda das publicações.

1984

No dia 18 de julho de 1984, a Resolução Nº 517/84 cria a Editora da UERJ. O objetivo do Conselho Universitário ao aprovar a resolução assinada pelo reitor Charley Fayal de Lyra foi o de suceder e substituir o Núcleo Editorial, instituído em 1978, extinguindo-o. Além da promoção e coordenação das atividades editoriais da Uerj, agora a Editora da UERJ passa a discipliná-las.

1993

Com a Resolução Nº 002/93 assinada no último bimestre do ano, o reitor Hesio Cordeiro substitui a Resolução Nº 517/84, alterando a composição do Conselho Editorial, cujo gerenciamento dos membros passa a precisar de homologação do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ. Por essa resolução a reitoria concede o gozo de uma determinada autonomia administrativa e financeira, demonstrando um avanço para a EdUERJ.

1994

Reinstituída no fim de 1993, no ano seguinte a Editora da UERJ é lançada em maio de 1994, tendo por meta a promoção, a coordenação e a regulamentação das atividades editoriais da maior universidade estadual no Rio de Janeiro.

1996

Alterando a Resolução Nº 002/93, no dia 4 de junho de 1996, o reitor Antonio Celso Alves Pereira assina a Resolução Nº 002/96. Nela, há nova recomposição do quadro de membros da EdUERJ, mas o objetivo se fixa em promover, coordenar e disciplinar as atividades editoriais da universidade.

2013

No dia 6 de junho de 2013, o reitor Ricardo Vieiralves de Castro homologa o Ato Executivo de Decisão Administrativa Nº 025/2013. Nesta legislação, a EdUERJ é reestruturada. Aqui, é criada a Coordenação Administrativa, à qual lhe compete o zelo pela infraestrutura das suas instalações e seus equipamentos, a supervisão das rotinas de apoio administrativo e gestão financeira da EdUERJ, bem como a informação e resposta das atividades perante o Editor Executivo.

2016

Em março de 2016, a Editora da UERJ passou a gerenciar o Portal de Publicações Eletrônicas da universidade, hospedando mais de 75 revistas que exploram ensino, pesquisa e extensão. Hoje, decorridas mais de duas décadas de pleno funcionamento, ultrapassou largamente a proposta inicial, consolidando-se como um agente privilegiado da divulgação do conhecimento por meio de uma elevada qualidade editorial, garantindo, com isso, o respeito da comunidade acadêmica e do público em geral. Tornou-se, assim, um instrumento fundamental tanto para fomentar o debate crítico, quanto para estimular a publicação da produção científica e intelectual da instituição a que pertence e de outros estabelecimentos de ensino superior e pesquisa.