Live sobre o centenário de Os caboclos, de Valdomiro Silveira

A EdUERJ realiza na sexta-feira, 16 de outubro, às 16h, uma Live em comemoração ao centenário do livro Os Caboclos, de Valdomiro Silveira. A iniciativa reúne os professores Roberto Acízelo (UERJ) e Luiz Gonzaga Marchezan (UNESP), com transmissão pelo Facebook da EdUERJ. A ocasião também serve para celebrar a nova edição da obra, disponível para download no site da EDUERJ, graças à parceria com a Editora Caetés.

Os contos reunidos em Os Caboclos iluminam o estilo de vida do sertão paulista e foram escritos, segundo Agenor Silveira, irmão do autor, entre 1897 e 1906, exceto “Desespero de amor”, de 1915. São narrativas singelas, com a qualidade de trazer à tona as preocupações e o cotidiano dos homens e mulheres do campo, servindo também de testemunho dos costumes e valores da sociedade de então. Amores e aflições do coração se fazem presentes em muitas das histórias, sem prejuízo do distanciamento crítico em que se mantém o autor. Valdomiro Silveira é considerado um pioneiro entre os escritores que se dedicaram a propor uma narrativa de cunho regional, destacando-se também por uma minuciosa caracterização da maneira como seus personagens se expressavam, com especificidades vocabulares,  frases e expressões típicas das localidades retratadas.

Com edições sucessivas em 1920, 1928, 1962 e 1975, “Os Caboclos” chega agora a sua quinta edição, que inclui um prefácio assinado pelo professor Luiz Gonzaga Marchezan, participante da Live. O evento é um convite à reflexão sobre literatura, linguística e sobre a influência de Os Caboclos na posterior produção literária brasileira. Além disso, a Live mostra-se como alternativa que se distancia dos debates recorrentes que contemplam uma literatura de tom mais cosmopolita.

Compartilhar
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *