Autoscopia: livro analisa tecnologia em sala de aula

O ensino pode ser compreendido como um exercício de comunicação que envolve o professor e os seus alunos e que pressupõe, não só transmissão de um conhecimento, mas uma confirmação, tácita ou não, de que o conteúdo foi assimilado. Se hoje, durante o período de pandemia, as tecnologias de comunicação, as redes sociais e a velocidade de transmissão de dados conseguiram tornar efetivas tarefas desempenhadas durante o isolamento, por outro lado essas tecnologias carecem de mais pesquisas no que tange ao uso em sala de aula. Em sintonia com essa essa prerrogativa, a EdUERJ disponibiliza em seu site um livro que aborda a utilização de tecnologia em sala de aula: “Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente”,  organizado por Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes.

Autoscopia é uma metodologia em que o professor utiliza o registro das aulas em vídeo como recurso para analisar sua prática docente, permitindo uma perspectiva mais imparcial de sua própria interação com a turma. É uma proposta de investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar. O livro aborda a utilização desse aporte didático na formação de professores, área em que os alunos são especialmente interessados em novas estratégias de ensino. Os capítulos também observam esse quesito em relação ao ensino de crianças especiais, com destaque para casos de alunos autistas ou com espectro autista.

A prática da filmagem como apoio didático não é nova, mesmo ainda sendo pouco usual. Essa trajetória pode ser percebida por intermédio dos estudos dos pesquisadores a respeito do tema, no decorrer dos anos. O livro da EdUERJ constrói uma revisão descritiva acerca dessa literatura que trata dos procedimentos de autoscopia na formação inicial e continuada do professor reflexivo. São analisados 65 trabalhos desenvolvidos desde 1989 em vários países.

A publicação de caráter técnico-científico interessará aos docentes filiados a programas de formação inicial e continuada dos professores com alunos de faixas etárias diversas, ajudando a responder a questões caras a pesquisadores, administradores escolares, professores, pais e estudiosos de uma maneira geral. Trata-se de um registro histórico sobre a introdução e o uso de tecnologias educacionais avançadas para o trato da diferença no contexto psicossocial.

O livro pode ser baixado por esse link:

https://www.eduerj.com/eng/?product=autoscopia-uma-acao-reflexiva-sobre-a-pratica-docente&fbclid=IwAR0Uta2XOPthiQvfaR21CEgmNNA64jBVjo2h-mjgS6m3ZX4aLzjiJb7Ob0U

Compartilhar
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *