EdUERJ lança livro sobre equações diferenciais ordinárias

Na quarta-feira, 2 de setembro, às 17h, a EdUERJ lança o livro “Métodos não-classificatórios e novos algoritmos para a resolução de equações diferenciais ordinárias”, de Jayr Avellar, Luís Antônio C. P. da Mota e Luiz Guilherme Silva Duarte. O evento será on-line, por meio do Facebook da EdUERJ.

Na ocasião, será lançado o novo episódio do podcast produzido pela EdUERJ, com entrevista concedida pelo autor e Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Prof. Luís Antônio Campinho Pereira da Mota ao Editor Executivo da EdUERJ, professor João Feres Junior. A conversa trouxe à tona temas diversos, desde questões inerentes ao ensino de física e matemática até aspectos que demonstram o quanto a vida contemporânea é influenciada por algoritmos.

O lançamento de “Métodos não-classificatórios” marca também a estreia da coleção ALG0R1THMICA, cuja missão é revitalizar ideias matemáticas pouco contempladas atualmente nos livros didáticos. Os autores resgatam métodos que foram sendo esquecidos porque demandavam sistemas de equações muito extensos e complexos para serem realizados à mão. Essa adversidade, contudo, já não existe mais em virtude da tecnologia dos computadores. O livro destrincha esse caminho para pesquisadores e interessados na resolução dos problemas matemáticos.

Embora se refira a sistemas antigos, a publicação da EdUERJ está em sintonia com estudos recentes que demonstram a gama de possibilidades que surge ao se utilizar a tecnologia como apoio para métodos não-classificatórios em resolução de equações diferenciais ordinárias.

O livro pode ser utilizado como material didático, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, demonstrando, de certa maneira, o caráter fundamental e geral dos métodos e algoritmos nele apresentados. Além disso servirá como referência bibliográfica, uma vez que a matéria tornou-se pouco usual.

Compartilhar
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desconto de 20% e FRETE GRÁTIS! Utilize o cupom: FeirasAbeu20% Dispensar