Novos livros chegam à Biblioteca da Quarentena na última semana de abril

A Biblioteca da Quarentena, iniciativa da Editora da UERJ, já está em sua quinta semana e o acervo de livros digitais gratuitos chegou ao número de 25 obras disponíveis para download. Há obras em diversas áreas do conhecimento, como filosofia, comunicação, sociologia, e muitas outras. Mesmo quem já conhece a iniciativa, vale a pensa visitá-la ocasionalmente, pois toda quinta-feira são acrescentados novos títulos ao nosso acervo.

Confira as novidades da última semana de abril:

Corpos diversos: imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo, organizado por Ana Chiara, Marcelo Santos e Eliane Vasconcellos.
Investiga as representações do corpo na cultura contemporânea. Com este objetivo, combina artigos de pesquisadores das disciplinas de letras e filosofia, assim como contribuições de artistas e escritores das áreas de literatura, artes visuais e artes cênicas.

A vida na voz: mídia, idolatria e consumo de biografias, de Patricia Coralis.
A partir das diferentes facetas do culto à atriz Judy Garland no Brasil, a autora promove um olhar sobre narrativas e idolatria por meio da sociabilidade virtual. Reflete sobre modernidade e individualismo, consumo e identidade e questões de antropologia da comunicação de massa.

Metafísica e conhecimento: ensaios sobre Descartes e Espinosa, de Marcos André Gleizer.
Aborda os principais conceitos, teses e problemas epistemológicos e metafísicos formulados por Descartes e Espinosa, dois expoentes do racionalismo moderno. Analisa as estruturas conceituais e argumentativas com as quais esses pensadores construíram suas respectivas filosofias.

História da Educação no Rio de Janeiro: instituições, saberes e sujeitos, organizado por José Gonçalves Gondra, Maria de Lourdes da Silva e Roni Cleber Dias de Menezes.
Debate o ensino de história da educação e sua relação com os programas de formação de professores e pesquisadores, ao mesmo tempo em que dialoga com as inquietações atuais dos mestres em sala de aula.

Cidadania, movimentos sociais e religião: abordagens contemporâneas, organizado por João Marcus Figueiredo Assis e Denise dos Santos Rodrigues.
Relaciona a questão das identidades religiosas a um panorama que engloba as classes sociais e suas representações, as formas de organização e mobilização social no campo e na cidade e a atuação das políticas públicas em áreas como a segurança e a saúde. Remete a diferentes recortes temporais da história brasileira.

Além destes, há outros títulos em nosso acervo. Faça uma visita e escolha o seu livro, sem custos, e boa leitura!

https://www.eduerj.com/eng/?page_id=21187

Compartilhar



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devido à pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, as atividades acadêmicas e administrativas da UERJ foram suspensas por 15 dias. As vendas pelo site da EdUERJ também estão suspensas até segunda ordem. Para mais informações, acesse: https://www.uerj.br/noticia/10477/. Agradecemos a compreensão. Dispensar