Novos livros gratuitos na Biblioteca da Quarentena

Cinco novos títulos chegaram à Biblioteca da Quarentena da EdUERJ, incrementando o acervo de obras digitais disponibilizadas gratuitamente ao público para download. Os títulos, que foram selecionados do catálogo regular da EdUERJ, são os seguintes:

O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz. O clássico da língua portuguesa tece uma crítica ao catolicismo e à moral da época. A edição da EdUERJ é baseada na última versão, de 1889, a última em vida de Eça de Queiroz, e inclui uma análise textual produzida pelos professores de Letras da UERJ, Eduardo da Cruz e Sérgio Nazar David.

Sereia de papel – visões de Ana Cristina Cesar, organizado por Viviana Bosi, Álvaro Faleiros e Roberto Zular. Mais do que a qualidade da obra de uma poeta, a publicação evidencia um olhar analítico sobre as investidas de Ana Cristina Cesar como crítica literária, ensaísta ou tradutora.

Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos, organizado por Jane Paiva. O livro reúne artigos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA), propondo uma reflexão sobre a situação dos sujeitos por ela atingidos.

Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol, organizado por Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo. Reúne textos de 15 pesquisadores do meio acadêmico que abordam nove Copas do Mundo e uma Copa das Confederações, eventos selecionados principalmente pelo critério da dimensão simbólica que adquiriram na imprensa e na sociedade brasileira.

Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol, de Gilmar Mascarenhas. Observa o futebol sob o prisma da geografia histórica, delineando um panorama do desenvolvimento do esporte no país, da prática do esporte pelas elites, que o adotaram primeiro, até sua gradual aceitação pelas classes populares. 

Vale lembrar de que a Biblioteca da Quarentena já havia disponibilizado livros como O Alienista (de Machado de Assis); A violência das Letras – Amizade e inimizade na literatura brasileira (1888-1940), de César Braga-Pinto; A Nova ortografia – o que muda com o acordo ortográfico, de Claudio Cezar Henriques; A travessia difícil: notas sobre o ético, o técnico e o estético na crise da modernidade, de Jorge Lúcio Campos e Múltiplo Machado: I Colóquio Casa Dirce, organizado por João Cezar de Castro Rocha.

Todos os títulos estão disponíveis de forma gratuita para download.

Biblioteca da Quarentena

Compartilhar
  , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devido à pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, as atividades acadêmicas e administrativas da UERJ foram suspensas por 15 dias. As vendas pelo site da EdUERJ também estão suspensas até segunda ordem. Para mais informações, acesse: https://www.uerj.br/noticia/10477/. Agradecemos a compreensão. Dispensar