Livro do LPP discute panorama atual

Nos últimos anos, o país tem sofrido diversas modificações em seu cenário político, mudanças que remetem não só ao impeachment e à operação Lava Jato, mas também à eleição de Jair Bolsonaro para presidente. Para debater sobre as questões econômicas e sociais e a famosa crise que atinge à população brasileira, o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) reuniu pensadores e intelectuais de esquerda em “E agora, Brasil? ”, organizado por Emir Sader. O livro pode ser adquirido no site da EdUERJ.

Os autores são estudiosos de diversas áreas (economia, ciências sociais, política e comunicação), proporcionando análises do cenário brasileiro atual.  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o primeiro capítulo. Além disso, há autores como Guilherme Boulos, Fernando Haddad, Leonardo Boff, Clara Averbuck e Gleisi Hoffmann, só para citar alguns.

É uma oportunidade de o leitor refletir sobre as transformações na economia, na política e na área social. Entre os temas abordados estão os Investimentos reduzidos em educação, saúde, infraestrutura, inovação e cultura; as modificações nas leis trabalhistas, assim como o aumento da pobreza e da exclusão social.

A pergunta contida no título do livro, bem poderia evocar a ideia de incerteza contida também no clássico poema de Carlos Drummond de Andrade – “E agora, José? ”, que ilustra as preocupações com um futuro, sobre qual caminho percorrer.

“Sozinho no escuro/qual bicho-do-mato, /sem teogonia, /sem parede nua/para se encostar, /sem cavalo preto/que fuja a galope, /você marcha, José! /José, para onde? ”.

Nesse sentido, “E agora, Brasil? ” propõe reflexões sobre o futuro do Brasil, da sua democracia e das políticas de esquerda e se destina a todos que se interessam por políticas públicas brasileiras.

 

Link para adquirir “E agora, Brasil?”

https://www.eduerj.com/eng/?product=e-agora-brasil

Share this post
  , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *