EdUERJ disponibiliza catálogo da exposição O rural como paisagem

Já está disponível para download no site da EdUERJ o livro O rural como paisagem, catálogo da exposição realizada no Campus Maracanã, com a curadoria de Analu Cunha e Marcelo Campos, professores do Instituto de Artes da UERJ. A publicação reúne fotografias capturadas durante o trabalho do grupo de pesquisa O rural como paisagem, iniciado em 1996, no Instituto de Geografia, sob a coordenação do professor e pesquisador Glaucio Marafon.

Entre as fotos, estão registros da produção de flores em Nova Friburgo ou de hortigranjeiros na Região Serrana. Constituem flagrantes da vida rural, cujo cotidiano muitas vezes é desconhecido pelos moradores das metrópoles. As imagens realçam o aspecto artístico e de beleza, encontrado na natureza em regiões do Estado do Rio; e que também faz parte da experiência dos grupos de pesquisa com trabalho de campo. A exposição e o catálogo demonstram sintonia com a proposta de interiorização da atividade universitária, que vem sendo um norte das administrações da UERJ.

Realizada de 2 a 20 de dezembro, a exposição teve o mérito de inaugurar a Galeria Itinerante – conjunto de cinco estruturas em metalon, que permitem mobilidade a essa e a futuras mostras artísticas pelos campi da UERJ. A empreitada tem o mérito de levar exposições para fora das tradicionais galerias da UERJ ou das salas de aula, misturando-se ao cotidiano compartilhado diariamente por alunos, estudantes e funcionários. A proposta de uma galeria com mobilidade espacial é uma inovação que integra as comemorações dos 70 anos da UERJ.

Para conferir o livro O rural como paisagem:
https://www.eduerj.com/eng/?product=o-rural-como-paisagem

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *