EdUERJ lança “Temas em Geografia Rural”

Campo ou cidade? Rural ou urbano? Até que ponto essas dicotomias se sustentam em um espaço rural cada vez mais marcado pelo agronegócio e pelas agroindústrias? Uma boa fonte de pesquisa sobre o assunto é o livro Temas em Geografia Rural, lançamento da EdUERJ, organizado por Glaucio José Marafon, Marcelo Cervo Chelotti e Vera Lúcia Salazar Pessôa. A obra propõe reflexões teórico-metodológicas sobre as transformações do espaço rural brasileiro.

Sob efeito de mudanças do setor agrário, o mundo rural passa por transformações diversas que ressignificam o campo como um local não apenas agrícola. As atividades como o trabalho de caseiros, diaristas, jardineiros ou como a produção industrial e os serviços relacionados às atividades de turismo fazem parte, hoje, do cenário agrário do país que deixou de ser somente agrícola.

Por outro lado, outras demandas têm caracterizado o espaço campesino como a agroecologia, uma verdadeira forma de resistência às produções agroindustriais. A prática busca minimizar a perda de energia e nutrientes, preservando os recursos naturais durante a produção para o desenvolvimento de uma agricultura orgânica ou alternativa.

Esses e outros assuntos são tratados em Temas em Geografia Rural, cuja leitura fornece ao estudante uma base conceitual consistente de Geografia Agrária e aos pesquisadores, reflexões sobre futuras pesquisas na área.

 

Share this post
  , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *