Aumenta a procura por livros da EdUERJ na ScIELO Books

Uma nova realidade está se descortinando para a Editora da UERJ, com a ampliação do leque de títulos oferecidos em formato digital. As expectativas se justificam pelos números apresentados pela ScIELO Books, plataforma da qual a EdUERJ faz parte desde 2017. A quantidade de downloads de livros até maio de 2019 (15.225) já ultrapassou a marca alcançada pela totalidade do ano anterior.

São 26 obras da EdUERJ disponíveis pela SciELO Books. A lista inclui títulos para download gratuito, como Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, vol 5,organizado por Shirley Donizete Prado, Ligia Amparo-Santos, Luisa Ferreira da Silva, Mabel Gracia Arnaiz e Maria Lucia Magalhães Bosi. Segundo dados da ScIELO, essa publicação destacou-se como a mais procurada até maio de 2019. Já entre os que mais atraíram compradores neste ano estão Geografia Cultural – Uma antologia – Vol 1, organizado por Zeny Rosendahl e Roberto Lobato Corrêa, e Literaturas da Floresta: textos amazônicos e cultura latino-americana, de Lúcia Sá.

A inserção da EdUERJ na plataforma ScIELO está em sintonia com tendência mundial da produção de livros e artigos acadêmicos no formato digital, atenuando os prejuízos ao meio ambiente, além de tornar o conhecimento mais acessível, com preços mais baixos, e, portanto, mais democrático.

Outros livros, em breve, também constarão da página da EdUERJ na SciELO. A rigor, oito títulos : A história da educação em manuscritos, periódicos e compêndios do XIX e XX (organizado por Edgleide de Oliveira Clemente da Silva, Ivanildo Gomes dos Santos, Suzana Lopes de Albuquerque); Fazer-se no “Estado”: uma etnografia sobre o processo de constituição dos “LGBT” como sujeitos de direitos no Brasil contemporâneo (de Silvia Aguião);Formação de professores para uma educação plural e democrática (organizado por Luiz Fernando Conde Sangenis, Elaine Ferreira Rezende de Oliveira e Heloísa Josiele Santos Carreiro); Literatura brasileira em foco VIII: outras formas de escrita (organizado por Andréa Sirihal Werkema, Fátima Cristina Dias Rocha, Leonardo Davino de Oliveira); Marca: do marketing ao balanço financeiro (de Mariza Branco Rodrigo de Freitas e Manoel Marcondes Machado Neto); Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação (organizado por Carlos Eduardo Ferraço, Maria da Conceição Silva Soares, Nilda Alves); Reflexões e práticas na formação de educadores (organizado por Cesar de David, Janete Webler Cancelier) e Rio de Janeiro: uma abordagem dialógica sobre o território fluminense (organizado por Angela Penalva, Arícia Fernandes Correia, Glaucio José Marafon, Maria Josefina Gabriel Sant’Anna).

Visite a nossa página na ScIELO:

Books.scielo.org/eduerj

Share this post
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *