EdUERJ lança livro sobre a trajetória da fisioterapia no Brasil

Na quinta-feira, 4 de julho, às 17h, a Editora da UERJ lança Memórias da Fisioterapia: aspectos da evolução histórica do fisioterapeuta no Brasil e no Rio de Janeiro, de Regina Maria de Figueirôa. O lançamento ocorre na Livraria da EdUERJ, no Térreo, Hall dos elevadores, no Campus Maracanã.

O mérito da obra é oferecer um panorama da profissão, percorrendo a evolução histórica do fazer fisioterapêutico no Brasil, com atenção especial para o Rio de Janeiro; sem prejuízo de um olhar amplo sobre o desenvolvimento da profissão no mundo.

O livro servirá de referência tanto para os que ingressam na área hoje quanto para aqueles que já atuam nela. Dessa maneira, instituições e fatos que contribuíram para o exercício e reconhecimento da profissão do fisioterapeuta são abordados. Os capítulos analisam a caracterização da área em diferentes épocas, como Antiguidade, Idade Média e Renascimento, bem como as primeiras instituições de ensino de Fisioterapia no Brasil.

A profissão do fisioterapeuta só foi reconhecida no século XX, fato impulsionado pela importância que ganhou durante a primeira e a segunda guerra mundiais. Estados Unidos e Canadá foram os primeiros países que se interessaram por estudos, preparo e pela inserção no mercado dos profissionais fisioterapeutas. No Brasil, a profissão surgiu em 1950. Segundo a autora, o quadro de saúde abalado pela poliomielite foi o propulsor do interesse e desenvolvimento da profissão no país, assim como os acidentes de trabalho – o Brasil era o país com maior número de casos da América do Sul.

Memórias da Fisioterapia intenta contar as memórias do desenvolvimento da profissão, suas conquistas e adversidades. Com certeza será de grande valia para professores, alunos e pesquisadores da área.

 

Ricardo Zentgraf

Geiselaine de Medeiros

 

Share this post
  , , ,


One thought on “EdUERJ lança livro sobre a trajetória da fisioterapia no Brasil

  1. Este é um livro muito importante para todos os Fisioterapeutas, Acadêmicos e também para a Sociedade.
    Saber sobre a nossa história, como chegamos ate aqui é fundamental.
    Dra. Regina fez muitas entrevistas, muito estudo e escreveu um livro serio e ímpar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *