Uma comemoração de 25 anos em grande estilo

Um evento realizado na Capela Ecumênica no dia 29 de maio comemorou os 25 anos de atividades da Editora da UERJ. A programação incluiu uma palestra do escritor Antônio Torres, ocupante de cadeira da Academia Brasileira de Letras.
A celebração foi enriquecida pelo lançamento de um livro comemorativo do jubileu de prata da Editora.

O Reitor, professor Ruy Garcia Marques, esteve presente e trouxe um episódio marcante da atual gestão:

– Em 2018, a equipe da EdUERJ aceitou o desafio que lhe fiz de administrar uma livraria. A inauguração da Livraria da EdUERJ em 2019 foi um presente para nós, uerjianos, após termos passado pelos piores momentos da nossa história, em uma crise sem precedentes. E o livro de 25 anos da Editora é mais um presente oferecido a todos nós aqui da UERJ.

O professor Glaucio Marafon fez questão de valorizar o trabalho desenvolvido pelas administrações anteriores, dos professores Ivo Barbieri, Lúcia Bastos e Ítalo Moriconi.

– Hoje eu tenho a sorte de estar comemorando os 25 anos da Editora da UERJ como editor-executivo. Recebi um legado de 21 anos dos outros editores. Esse trabalho é de equipe. Hoje contribuímos de forma significativa para a difusão e publicação da produção acadêmica. A EdUERJ está produzindo e a nossa Livraria aumenta a visibilidade dessa produção e também das publicações de outras editoras universitárias.

Por fim, a palestra do imortal Antônio Torres rememorou os anos em que participou do projeto Escritor Visitante, no final da década de 90 e início dos anos 2000, com aulas em diversos campi da UERJ. Um testemunho que serve para refletirmos sobre o potencial de uma universidade no campo da extensão.

– Vim para ficar um ano e fiquei seis anos. E descobri que a melhor forma de fazer uma oficina literária é com filmes, músicas e convidados. As oficinas da UERJ eram um ambiente muito propício para desenvolver a criatividade literária.

A comemoração marcou também o relançamento da revista UERJ em Questão, produzido pela Diretoria de Comunicação Social da UERJ(Comuns), e distribuída para os que ali estavam. Totalmente repaginada, a publicação traz uma matéria extensa sobre a Livraria e o catálogo da EdUERJ.

Share this post
  , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *