EdUERJ recebe placa da ABEU

A Editora da UERJ foi homenageada durante a 32ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) realizada no dia 16 de maio, em Porto Alegre. A EdUERJ recebeu uma placa comemorativa, em evento cujo tema foi O presente do livro universitário: velhos desafios, novas adversidades.

Com a inscrição de Reconhecimento ao mérito e assinada pelo presidente da diretoria da ABEU, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, a placa comemorativa ressaltou os “25 anos de relevantes atividades em prol do livro, da leitura e da difusão do conhecimento” prestados pela EdUERJ.

Por sinal, valorização do papel exercido por uma editora universitária foi a tônica do evento. Tradicionalmente um documento é produzido a cada reunião anual, agrupando o resultado de debates e sugerindo diretrizes. No entanto, por conta do panorama político atual e da crise que ameaça a educação, a carta de Porto Alegre referendou a valorização do livro acadêmico e o compromisso da ABEU com a “defesa irrestrita da manutenção dos investimentos em cultura, educação e pesquisa, da manutenção e ampliação dos investimentos em produção científica e do livre exercício do pensamento e da ação coletiva.”

A ABEU possui um importante papel na trajetória não só da EdUERJ, mas de outras editoras universitárias, dado que se trata de uma organização que integra 122 editoras associadas e um catálogo ativo de 22.123 títulos. Sua atuação viabiliza a participação de editoras universitárias em eventos acadêmicos, culturais e políticos no Brasil e no exterior.

A placa é mais um capítulo deste ano marcado por conquistas como a inauguração da Livraria da EdUERJ e a impressão de livros por demanda, só para citar algumas novidades implementadas na atual gestão da EdUERJ, comandada pelo professor Glaucio Marafon.

 

 

Por Ricardo Zentgraf

 

Share this post
  ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *