Lançamento na Livraria da EdUERJ: “Eu, mulher, negra, escrevo”

No dia 28 de maio, terça-feira, a Editora Outras Letras lança Eu, mulher, negra, escrevo, na Livraria da EdUERJ, às 16h. Abaixo segue o release encaminhado pela assessoria da editora.

 

Eu, mulher, negra, escrevo

Selma Maria da Silva, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, e mestre em Literatura Brasileira pela Uerj, lança seu primeiro livro de poesias.

No livro Eu, mulher, negra, escrevo, Selma reúne poemas desde sua adolescência, como “suspiros profundos de quem contempla o presente incerto e o futuro tão próximo”.  E diz que “as palavras a seduzem mais do que os sentimentos por elas manifestos”.

Seu livro é dedicado a sua avó materna, com quem aprendeu a gostar de ouvir histórias, e às suas tias paternas, a quem foi negado, na infância, o direito de estudar.

Na apresentação, a doutora em Literatura Comparada, Fernanda Felisberto, encontrou “uma mulher negra escrevendo sobre maternidade, escrevendo sobre afetos, empoderamento feminino, além de uma educadora dedicada e uma ativista impermeável, dialogando diretamente com a epígrafe do texto”.

Segundo Fernanda, a autoria feminina negra brasileira vem se consolidando mais a cada dia, rasurando as estruturas hegemônicas, combatendo o sexismo, enfrentando o racismo e, principalmente, construindo a sua forma de fazer literatura. Este é o encantamento de Eu, mulher, negra, escrevo, a voz da autora sensibiliza e empodera coletivamente.

O lançamento será no dia 28 de maio, das 16 às 19 horas, na Livraria da EdUERJ, no hall dos elevadores da universidade.

Share this post
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *