Comemorando 25 anos da EdUERJ pt. 3: Coleção Comenius

Em 2004 iniciava uma nova gestão da Editora da UERJ, agora com a professora Lúcia Bastos no cargo de direção. Uma das iniciativas consideradas pela ex-diretora como uma das mais relevantes foi a criação da Coleção Comenius, publicação que atende a demandas do aluno e do professor.

Como forma de divulgação, Lúcia Bastos escreveu um texto publicado no UERJ em Questão n.0, de 2005, em que descrevia a então novidade da EdUERJ. Segue trecho do artigo:

“De forma equivalente, a Coleção Comenius reúne textos de caráter introdutório de todas as especialidades. Destinados à sala de aula, contribuirão para desenvolver a reflexão e o desenvolvimento crítico dos alunos. Idealizados por professores da UERJ, procuram atender às necessidades pedagógicas dos docentes, transformando-se também em instrumentos valiosos para a aprendizagem dos estudantes. Sem abrir mão da qualidade do conteúdo e da apresentação, e recorrendo às tecnologias que reduzem o custo da edição, a EdUERJ oferece por meio da Coleção Comenius, livros a preços razoáveis, possibilitando aos alunos o contato com a obra impressa e o acesso a temas indispensáveis para a sua educação”

O nome da coleção fazia referência ao checo Jan Amos Komenský, intelectual nascido em 1592. Comenius foi educador, cientista e escritor checo e fundador da didática moderna.

Hoje a Coleção Comenius já tem mais de 20 títulos publicados, compreende temas diversos, como física, sintaxe, cálculo ou aspectos urbanos. Com isso, tornou-se uma opção para o aluno que deseja uma obra de qualidade sem ter de apelar às famigeradas cópias em xerox.

Share this post
  ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *