Comemorando 25 anos da EdUERJ – parte 1

A Editora da UERJ comemora 25 anos em maio. Como parte da comemoração, o nosso Blog vai trazendo textos, matérias e imagens que ilustram essa trajetória.

Segue o texto publicado no UERJ em Questão, n.71, de dezembro de 2000, por ocasião do aniversário de 50 anos da UERJ.

Universidade ganha editora

A Editora da UERJ (EdUERJ) começou a funcionar. Localizada na sala 126, no térreo do Pavilhão João Lyra Filho, ela concretiza um antigo sonho da Universidade: ter um espaço próprio para a sua produção didática e literária. Um Conselho editorial presidido pelo professor Ivo Barbieri e formado por professores da Universidade e por profissionais ligados à área cultural brasileira, como o editor Ênio Silveira, o escritor Silviano Santiago, o jornalista Mario Pontes e a antropóloga Lélia Gonzalez, irá selecionar as obras a serem editadas pela UERJ.
– A editora desempenhará um trabalho ativo na difusão do saber e das discussões que tenham interesse para a sociedade. Ela não estará aberta somente aos bons textos produzidos pela Universidade, mas a todos que tenham qualidade e que sirvam ao debate intelectual e científico – declara Barbieri.
Com criação da editora, a UERJ segue uma tradição de instituições universitárias dos Estados Unidos e Europa.
– Uma Universidade deve desempenhar o duplo papel de armazenar conhecimento e agitar o mercado cultural – diz Ênio Silveira.
O projeto da editora é da década de 70, quando foi criado um núcleo editorial pelo professor Odylo Costa Filho. O movimento editorial foi retomado na atual administração, através de coeditores, coordenadas pelo diretor do Departamento Cultural, André Lazaro.

Share this post
  ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *