Lançamento de livro sobre a pesquisa no campo da nutrição

No dia 24 de abril, A Editora da UERJ, em parceria com a Gramma Editora, lança A pesquisa no campo da alimentação e nutrição no Brasil, de Shirley Donizete Prado, Myriam de Lima Ramagem e Maria Claudia da Veiga Soares. O lançamento será às 16h30, na Livraria da EdUERJ, no térreo, perto do hall dos elevadores, no Campus Maracanã.

Os autores se propõem a levantar dados e produzir análises sobre a trajetória da pesquisa científica no campo da alimentação e nutrição. Por lidar com a realidade social de seres humanos e suas necessidades ou recomendações nutricionais, trata-se de uma área que congrega diversos campos de produção de conhecimentos e valores. É corretíssimo pensarmos em expressões como multidisciplinar ou multiprofissional quando nos referimos às atividades no campo da nutrição, desenvolvidas no âmbito da ciência, no exercício da profissão ou na formulação de políticas sociais.

O livro reflete o trabalho realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR) do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os autores pesquisaram, de forma minuciosa, os programas de pós-graduação e a produtividade científica, observando as conquistas, as mudanças de metodologia de classificação ou avaliação, os agentes e regras vigentes. A partir do alicerce teórico de Pierre Bordieu, intenta-se compreender as relações sociais presentes nesse campo científico.

Os capítulos examinam não só os agentes sociais (estudantes, docentes, pesquisadores de grupos de pesquisa, coordenadores de pós-graduações, empresários do ramo editorial, entre outros), mas suas disputas e implicações para a ciência e para a sociedade. O resultado é uma obra que não se abstém de considerar a politica na ciência, indicada especialmente àqueles que atuam nos campos da saúde e das humanidades.

Share this post
  , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *