Livro da EdUERJ receberá menção honrosa em congresso internacional

Publicado pela Editora da UERJ em 2018, o livro A violência das letras: amizade e inimizade na literatura brasileira (1888-1940), de César Braga-Pinto, foi agraciado com menção honrosa pela Latin American Studies Association (LASA), entidade internacional dedicada ao estudo de questões relativas à América Latina e suas populações. O livro foi reconhecido na categoria Humanidades (Antonio Candido Prize).

O autor receberá o seu prêmio no dia 24 de maio, em Boston, durante o LASA 2019, congresso anual que reúne especialistas e pesquisadores do mundo inteiro. O LASA 2019 tem como tema “Nossa América: Justiça e inclusão”, em uma alusão ao ensaio “Nuestra América” de José Martí, publicado em 1891 em Nova York e na Cidade do México. O texto de Martí é considerado um divisor de águas em suas reflexões sobre a valorização das identidades culturais de países latino-americanos.

A violência das letras foi um dos livros da EdUERJ com mais destaque em 2018, recebendo atenção de jornais como O Globo e O Estadão. Além disso, foi relacionado na lista dos melhores livros do ano do site da Revista Bravo e da Revista 451. O livro oferece um panorama da sociedade brasileira do fim do século XIX e começo do século XX, debatendo as vivências de fraternidade, como reflexo dos valores da época, e observando os paradigmas de inclusão (ou exclusão) racial, social ou sexual.

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *