EdUERJ lança livro sobre a influência de Michel de Certeau na educação

Na terça-feira, 16 de abril, a Editora da UERJ lança Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos da Educação, de Carlos Eduardo Ferraço, Maria da Conceição Silva Soares e Nilda Alves. O lançamento ocorre às 15h, no auditório do Programa de Pós-graduação em educação (ProPED), no 12º andar.

Michel de Certeau (1925-86) foi um intelectual francês cujas ideias transitaram por múltiplas áreas como a filosofia, história, metafísica, educação e psicanálise. Sua contribuição teve impacto sobre a área educacional, mais especificamente, a vertente que aborda a pesquisa nos cotidianos em educação. Os cotidianistas, como se autodenominam aqueles que se dedicam a essa linha de pesquisa, estudam o contexto social no qual se produz o entrelaçamento das redes de conhecimento e significados tecidas dentro e fora das escolas, com a finalidade de ensino e aprendizado. Estes pesquisadores costumam produzir diálogos entre as ideias de Certeau e as de pensadores como Gilles Deleuze, Edgar Morin, Félix Guattari, Judith Butler, entre outros.

O lançamento da EdUERJ demonstra o quanto a proposta teórica de Certeau permanece atual como opção para uma reflexão sobre os caminhos do mundo atual. Por exemplo, Certeau preocupava-se com os componentes que compunham o processo de ensino e aprendizagem e que nem sempre são evidentes, como as relações de poder, as transformações culturais, as crises institucionais e as tensões sociais. Em meio aos acontecimentos de 1968 na França, Certeau “defendeu que o ensino não tenha por princípio um conteúdo comum e sim um estilo, tornando-se compatível com a heterogeneidade dos acontecimentos e das experiências dos professores e dos estudantes”. Uma das características do francês era a valorização da alteridade.

O livro da Editora da UERJ traz à tona as ideias de Michel de Certeau e a forma como vêm influenciando, há mais de vinte anos, a pesquisa com os cotidianos em educação. Além disso, também tem o mérito de iluminar aspectos da trajetória de vida do intelectual francês.

Share this post
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *