Livro da EdUERJ oferece um olhar geográfico sobre a religião

A geografia chega ao século XXI dedicando-se cada vez mais à compreensão das dimensões políticas e religiosas do espaço. Em sintonia com essa tendência, Uma procissão na geografia, de Zeny Rosendahl, aprofunda a análise do impacto da fé sobre o espaço físico, possibilitando uma compreensão dos elementos simbólicos que permeiam essa relação. O livro sai pela EdUERJ e o lançamento ocorre no dia 22 de novembro, durante o XI Simpósio internacional sobre espaço e cultura, evento realizado na UERJ.

Um dos temas abordados pela autora é a peregrinação, prática que perdura desde tempos mais remotos e denota a busca do ser humano por elevação espiritual. No catolicismo, as cidades de Roma, na Itália, e Lourdes, em Portugal, representam os maiores centros de convergência de peregrinos do mundo. Meca, por sua vez, é a principal cidade árabe de peregrinação islâmica enquanto Bernares, na Índia, é o centro sagrado dos hindus. Toda prática religiosa ocorre em local predeterminado, e afeta, de diferentes formas, a comunidade em que ocorre, configurando objeto de interesse da geografia. A fé redesenha o espaço geográfico, reagrupa pessoas e propõe comportamentos que impactam a economia de uma comunidade.

No livro destacam-se reflexões sobre o simbolismo inerente ao sagrado e ao profano, a paisagem religiosa, o ritual da procissão, e a dimensão política do sagrado, além de outros temas. Vale ressaltar que o título da obra, serve de metáfora para a trajetória da autora, pesquisadora na área de geografia, e fundadora Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC). As pesquisas de Zeny Rosendahl sobre religião remetem a 1989 quando iniciou o doutoramento pela USP, analisando Porto das Caixas, um pequeno centro de peregrinação em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O livro integra a coleção Geografia Cultural, tradicional publicação da Editora da UERJ. O lançamento será no dia 22 de novembro, às 18h30, durante o XI Simpósio internacional sobre espaço e cultura, no Campus Francisco Negrão de Lima – Maracanã, R. São Francisco Xavier, 524.

Outras informações sobre o Simpósio e o lançamento do livro:
https://nepec-uerj.blogspot.com

Ou se preferir comprar o livro por meio de nosso site:

Página Inicial (Home)

Share this post
  , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *