A educação como instrumento de cidadania

Educação Democrática: antídoto ao escola sem partido chega ao mercado em um momento de amplo debate sobre os valores da democracia e saídas para a crise. O livro, organizado por Fernando Penna e Gaudêncio Frigotto, é uma publicação do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e pode ser adquirido pelo site da Editora da UERJ.

O lançamento dá continuidade às reflexões propostas por outro título do LPP distribuído pela EdUERJ: Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira, organizado por Gaudêncio Frigotto. Mas, enquanto este título se propôs a analisar caráter antidemocrático do projeto, Educação Democrática aponta as possibilidades inerentes à educação pública, laica e universal como o caminho mais adequado para uma sociedade mais justa.

Trata-se de uma coletânea de artigos que analisa as características do projeto Escola sem partido (seus discursos, slogans e conceitos) e as situa no contexto e na realidade brasileira. Afinal, quem são os atores que apoiam o referido movimento? Quais as suas ideologias e partidos? Os artigos transitam por áreas do conhecimento como pedagogia, história, direito, filosofia e sociologia. Os autores têm em vista a produção de um sentido de conjuntura, e de apontamentos em direção a uma escola sabedora dos seus deveres previstos na Constituição de 1988, conquistada com a redemocratização.

Educação Democrática evidencia a impossibilidade de um movimento como o Escola sem partido alcançar o objetivo proposto, pois ao pregar uma suposta neutralidade, deixa latente o desejo por uma educação de caráter exclusivamente tecnicista, alienante, encaminhando o aluno para que se torne um mero reprodutor dos valores da sociedade de consumo.

O lançamento da LPP consiste em uma defesa da educação pública, crítica, demonstrando que uma nação que se pretenda soberana e democrática deve formar pessoas não somente para exercer um trabalho, mas também e primordialmente para o exercício de sua cidadania.

*Texto inspirado no release produzido pelo LPP

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *