Livro aborda alimentação e seus significados

“Estudos Socioculturais em alimentação e saúde: Saberes em rede”, lançamento da EdUERJ, destaca como os hábitos alimentares se relacionam a fatores sociais e aos discursos desenvolvidos no cotidiano dos indivíduos ou grupos.  Os ensaios também refletem sobre as políticas públicas propostas para área, e que muitas vezes não alcançam de maneira eficaz a população.

Construídas na área das ciências humanas, as reflexões incluem aspectos diretamente relacionados à nutrição, como as práticas corporais e os cuidados nas áreas da saúde e da educação. A organização é de Shirley Donizete Prado, Ligia Amparo-Santos, Luisa Ferreira da Silva, Mabel Garcia Arnaiz e Maria Lúcia Magalhães Bosi, da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (REDE NAUS). A obra reúne pesquisas de docentes, estudantes e profissionais de diversas áreas de formações que trabalham em grupos de pesquisa e programas de pós-graduação.

A questão de gênero também é analisada pelos autores. Todos os seres humanos precisam de comida para sobreviver, entretanto, a diferença está em quem a prepara. A relação entre os papéis dos homens e das mulheres no campo da alimentação ainda se mostra conservadora. As responsabilidades tidas como de ordem natural/cultural, como o papel de nutrir os membros e o de ser o exemplo do grupo, ainda estão diretamente ligadas ao universo feminino.

Relacionada também à alimentação, a estética constrói um olhar desigual: enquanto os homens se permitem ter uma imagem mais robusta, as mulheres, às custas de rígidas restrições alimentares, manter a aparência jovem e delgada.

Outros temas contemplados pelo livro são o consumo alimentar e as adaptações da dieta; o consumo de carne e seu significado social e a análise do discurso sobre a obesidade proferido nos meios de comunicação de massa, entre outros.

Os autores observam como se dimensiona a alimentação na contemporaneidade, observando diferentes posturas alimentares, que incluem do estilo vegano até as dietas da moda. Em  uma linguagem clara, a publicação da EdUERJ oferece, aos estudiosos ou profissionais das áreas da Alimentação e Nutrição, os subsídios necessários para discorrer sobre as práticas socioalimentares presentes atualidade.

Link para download gratuito do livro:

https://www.eduerj.com/eng/?product=estudos-socioculturais-em-alimentacao-e-saude-saberes-em-rede

Carolina Oliveira, 8° período de Letras

Sob supervisão de Ricardo Zentgraf

Share this post
  , , , , , , , , , , ,


2 thoughts on “Livro aborda alimentação e seus significados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *