Livro apresenta artigos sobre o território fluminense

O território fluminense, como objeto de estudos e debates, é indissociável de sua natureza complexa. Tratar do estado do Rio de Janeiro é enveredar por temas de economia, geografia, história e política, e, ao mesmo tempo, olhar para o passado e o futuro. Esta pluralidade permeia Revisitando o Território Fluminense VI, organizado por Glaucio José Marafon e Miguel Angelo Ribeiro, lançamento da Editora da UERJ.

 

O livro, que sai em versão impressa e em e-book, apresenta 16 capítulos que permitem ao leitor elaborar uma visão dos aspectos sociais e econômicos, bem como dos impactos ambientais, que afetam o território fluminense.

 

A obra trata de temas como a trajetória institucional da cidade do Rio de Janeiro,  outrora prestigiada como capital federal e duramente afetada após uma série de mudanças estruturais; aborda a tributação imobiliária como fator de desenvolvimento do estado; reflete sobre a questão ambiental e seus matizes; analisa a produção energética das centrais hidrelétricas; vê o papel da agricultura familiar e a relação desta com a atividade turística, e enfoca os investimentos  realizados pela China no Estado do Rio durante o século XXI

 

Alguns artigos enfocam áreas específicas. São abordadas as dinâmicas territoriais em torno da região Noroeste Fluminense, as transformações socioeconômicas em Nilópolis, a configuração socioespacial em Santa Cruz, a mudança de perfil de Duque de Caxias no contexto da Baixada Fluminense, e o turismo nos municípios de Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Também são debatidos os seguintes temas: o papel de Porto de Açu no município de São João da Barra, a formação de Petrópolis e as origens do processo urbanístico brasileiro, a espetacularização do lazer em Volta Redonda, a mobilidade populacional e o setor de petróleo da Bacia de Campos e cartografia da ação social em São Gonçalo.

 

A publicação foi organizada no âmbito do Núcleo de Geografia Fluminense (NEGEF) do Instituto de Geografia – UERJ, e os autores são pesquisadores doutores e profissionais que concluíram recentemente pesquisas em níveis de mestrado e doutorado. O livro integra a coleção Revisitando o território Fluminense, cujo início deu-se em 2002.

Share this post
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *