Lançamento de Atlas Escolar do Município de Três Rios lota escola

 

Em uma festiva e ensolarada manhã da quinta-feira, 1 de fevereiro, alunos e professores da rede municipal de Três Rios lotaram o Colégio Municipal Walter Francklin para prestigiar o lançamento do Atlas Escolar do Município de Três Rios. O livro, que sai – por enquanto – no formato ebook, foi organizado pelo professor Glaucio José Marafon, presente no evento. O Atlas resulta de esforços da equipe do Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF/IGEO-UERJ) e é uma publicação da Editora da UERJ.

A secretária de Educação de Três Rios, Hélida Siqueira, ressaltou que “valorização também se trata de instrumentalizar o professor”:

–  Este Atlas é um instrumento de trabalho que será usado não só em geografia, mas de forma transversal, passeando por todas as disciplinas.

Para o prefeito Josimar Salles, “o brilhante trabalho de pesquisa da UERJ é mais uma grande conquista para a cidade”. O administrador declarou que, inicialmente, a Prefeitura de Três Rios irá imprimir cinco mil cópias do Atlas. Este material será distribuído nas escolas e Biblioteca Municipal.

Organizador da publicação e também editor executivo da Editora da UERJ, Glaucio José Marafon, fundamentou a iniciativa com uma alusão ao pensamento do geógrafo Miltom Santos: “Nós vemos o mundo pelo lugar em que vivemos”. Neste sentido, preservar a cultura local demonstra como a universidade pode contribuir para cidadania e inclusão social.

O professor ponderou que mesmo com todos esforços da equipe do NEGEF, o Atlas ainda pode deixar a entrever um tanto da visão de quem vem de fora, o “olhar do estrangeiro”.  Por isso, não descartou que a versão ebook possa ter futuras atualizações ou modificações, em consonância com respaldo dado pela comunidade local.

Também estiveram presentes no lançamento do Atlas: a diretora do Cederj Três Rios, Ana Paula Rocha, a coordenadora de Recursos Humanos do Cederj, Roseli Domingues, a coordenadora do curso de Geografia do Cederj, Valdineia Teixeira, coordenadora pedagógica Marinete da Silva Bernardes e a professora Meylin Alvarado Sánchez, da Universidad Nacional de Costa Rica.

Por fim, o público assistiu à apresentação sobre os capítulos do Atlas, realizada pelos alunos de pós-graduação que participaram da pesquisa: Wedson Felipe Cabral Pacheco, Carlos Augusto dos Santos Silva, Phelipe Zaché Gonçalves, Ana Beatriz Souza, Thiago Jeremias Baptista e Elton Simões Gonçalves.

O aluno Phelipe Zaché observou:

– Este trabalho aproxima escola e faculdade, contrariando uma dissociação que costuma a incomodar bastante.

O professor Glaucio Marafon recordou que o primeiro Atlas produzido pela equipe contemplou o município de Quissamã, e foi lançado no início dos anos 2000, desencadeando uma resposta muito positiva. Isto pôde ser sentido quando retornou ao local anos depois. “Os estudantes contaram sobre a importância daquele material em suas vidas, inclusive para a formação de futuros professores”.

O Atlas Escolar do Município de Três Rios está disponível para download gratuito no site da Editora da UERJ.

P1020886

Share this post
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *