EdUERJ lança Atlas Escolar do Município de Três Rios

Na quinta-feira, 1 de fevereiro, a Editora da UERJ lança, em parceria com o Instituto de Geografia da UERJ, o Atlas Escolar do Município de Três Rios, organizado pelo professor Glaucio José Marafon. O lançamento será às 9h, no Clube Atlético Entre Rios, na Rua Duque de Caxias, 370, no centro de Três Rios.

O material, que sai em formato de ebook, foi elaborado por alunos e professores vinculados ao Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF). A proposta é apresentar, aos estudantes das escolas públicas de Três Rios, informações sobre o município. Trata-se de uma iniciativa que auxilia os docentes no processo de construção da identidade cultural do aluno morador da região, além de permitir uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas (naturais e humanas) presentes no município de Três Rios.

Com um enfoque bem didático, o Atlas reúne textos, fotos, mapas, tabelas e gráficos. Há mapas temáticos, apresentando a posição de Três Rios no Estado do Rio de Janeiro; mapas geológicos e geomorfológicos de solos, assim como os que registram os principais núcleos urbanos do município, entre outros. O material também apresenta gráficos, representando a produção do município no contexto da região metropolitana fluminense, e pirâmides etárias da população de Três Rios, de acordo com os últimos censos realizados pelo IBGE. Todos recursos visuais são acompanhados por textos explicativos em linguagem acessível.

Vale ressaltar que o Atlas Escolar do Município de Três Rios faz parte de uma série concebida pelo NEGEF, que já produziu títulos dedicados a outros municípios fluminenses, como Itaboraí, Quissamã, Nova Friburgo, Macaé,Teresópolis e Rio Bonito. A publicação espera atender a 10.000 estudantes da rede pública municipal e estará disponível para download gratuito no site da EdUERJ.

Share this post
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *