Caderno de Cultura: publicação em prol do Rio

Em cerimônia realizada no salão nobre da Alerj, no dia 9 de novembro, a Editora da UERJ, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, lançou o Caderno de cultura do estado do Rio de Janeiro. O evento contou com docentes, estudantes, políticos e outros representantes da sociedade civil, presentes para prestigiar a publicação que levanta as características culturais dos 92 municípios fluminenses.

O livro sai em formato digital e forma uma trilogia junto ao Caderno de Esportes e Caderno de Cultura. Presente na cerimônia, o Reitor Ruy Garcia Marques destacou:

– É um marco que vai ajudar a compreender a cultura como fator de desenvolvimento do Estado.

Editor executivo da EdUERJ e organizador do livro, professor Glaucio Marafon explica que o conteúdo é consequência de uma pesquisa minuciosa:

– É um trabalho que extrapola os muros da universidade. Incluindo os outros Cadernos (de Esportes e cultura), eu e a Geiza Rocha estamos há quase 10 anos a frente desta atividade. Houve um amplo debate com todos os envolvdos, antes de apresentarmos à sociedade.

Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Estado e também organizadora do Caderno, revela um noivo intento:

– Queremos cruzar os mapas de Cultura, Turismo e Esportes, começar a pensar em como integrar esses três temas”.

A professora da UFRJ, Lia Hasenclever alertou que mesmo que a cultura não solucione o o problema financeiro dos municípios, tampouco deve ser menosprezada:

– Em um momento de crise, não podemos deixar nenhuma oportunidade (de conseguir recursos) escapar.

Hasenclever tanbém enumerou outra justificativa para pesquisas como a do Caderno de cultura:

– O Rio de Janeiro é como uma porta do Brasil, pelo seu passado histórico, e considerado capital cultural do Brasil.

Durante um evento em que se apresenta um trabalho realizado por uma universidade pública, com potencial para alavancar as economias municipais, transparece ao público a sensação de que a UERJ poderia ainda apresentar muitos outros projetos, não fosse o momento conturbado.

Em entrevista ao ALERJ Notícias, o Reitor Ruy Garcia Marques avaliou  a importância da publicação da EdUERJ:

– Este lançamento é a prova de que a UERJ apesar de todos os momentos ruins que tem passado está viva e trabalhando em prol do desenvolvimento do estado do rio de janeiro.

O Caderno de Cultura do Estado do Rio de Janeiro pode ser baixado no site da EdUERJ pelo link

http://www.eduerj.com/engine/?product=caderno-de-cultura-do-estado-do-rio-de-janeiro

Share this post
  , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *