EdUERJ lança Caderno de cultura do estado do Rio de Janeiro

Na quinta-feira, 9 de novembro, às 10h, a Editora da UERJ lança, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o Caderno de cultura do estado do Rio de Janeiro. O livro, organizado por Glaucio Marafon e Geiza Rocha, é fruto da parceria entre a UERJ e o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, órgão da ALERJ.

O Caderno de cultura permite ao leitor uma compreensão pormenorizada do papel da cultura no estado do Rio de Janeiro e o consequente impacto na economia dos municípios. Os capítulos constroem um panorama sobre a estrutura da cultura nos 92 municípios fluminenses, demonstrando as peculiaridades e potencialidades de cada área.

Para o professor Glaucio Marafon, editor executivo da EdUERJ e coordenador do projeto, o material “ajuda a orientar as atividades e reforça a necessidade de se pensar a cultura como um fator de desenvolvimento local e de fomento à economia”.

A produção do Caderno mobilizou professores e bolsistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).  Estudantes de geografia da UERJ foram a campo fazer uma análise territorial, partindo de dados do Mapa de cultura do estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Petrobras. A cultura é analisada sob o prisma de bens materiais e imóveis (arquitetura, sítios arqueológicos, espaços geográficos) e de bens imateriais (música, literatura, teatro, saberes e expressões). A expectativa é que o material sirva de embasamento para a elaboração de políticas públicas que tenham como inspiração as necessidades e características de cada área.

A UERJ integra, juntamente com 40 instituições, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, participando ativamente de reflexões sobre os rumos do desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Essa parceria já produziu o Caderno de esportes do estado do Rio de Janeiro (2012) e o Caderno de turismo do estado do Rio de Janeiro (2010). O  Caderno de cultura sairá em formato digital e ficará disponível na página http://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br e também no site da EdUERJ.

 

 

 

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *