EdUERJ lança Brasil-Portugal: Pontes sobre o Atlântico

Na terça-feira, 22 de agosto, às 19h, a Editora da UERJ lança na Blooks Livraria, em Botafogo, Brasil-Portugal: pontes sobre o Atlântico: múltiplos olhares sobre a e/imigração, organizado pelos professores Lená Medeiros de Menezes e Fernando Souza.

Os artigos escritos por pesquisadores de diferentes estados do Brasil, de Portugal e da Colômbia estão distribuídos em cinco capítulos, abordando  diferentes aspectos do tema.

A obra parte da premissa de que a emigração e a imigração configuram um processo complexo que ultrapassa o episódio pontual do deslocamento. Os artigos tratam do conjunto de ações que vão desde a decisão de emigrar – e os preparativos que envolvem a partida – até a chegada, a adaptação na sociedade receptora e a reconstrução da identidade, além de aspectos econômicos, sociais, culturais, afetivos e mentais.

O primeiro capítulo “Deslocamentos transoceânicos: novas abordagens” contempla trabalhos dedicados à reflexão sobre as migrações Europa-Brasil em sua dimensão mais ampla. O segundo capítulo, “Perspectivas regionais e de gênero”, trata de agricultura, indústria e comércio, assim o recorte de gênero com análises sobre o interior de São Paulo e as cidades do Rio de Janeiro, de Belém e de Manaus. O terceiro capítulo, “Processos e representações nos dois lados do Atlântico”, analisa os processos vividos não só por portugueses deslocados do continente, mas também por deslocados dos Açores e da Madeira, e por espanhóis, com ênfase para a questão das representações. O quarto capítulo, “Vida no Brasil: acolhimento e associativismo”, é dedicado principalmente ao tema das hospedarias e aos processos associativos com destaque para as associações criadas em São Paulo. Por fim, o quinto capítulo, “Cultura e trajetórias em terra estrangeira”, põe em foco trajetórias descritas pelo português no Brasil, com destaque para literatos e artistas em geral, além de determinadas expressões culturais como a Festa do divino.

 

A Livraria Blooks fica na Praia de Botafogo 316.

Share this post
  , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *