EdUERJ agora está na Plataforma SciELO

Em 2016, a Editora da UERJ criou uma seção chamada EdUERJ digital, em que disponibiliza gratuitamente, em seu site, livros para download. Neste ano, além de novos titulos disponibilizados, a Editora deu outro passo importante para aprofundar suas ações na área digital: tornou-se a administradora do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ, contando atualmente com mais de 76 revistas. O endereço do Portal de publicações é  www.e-publicacoes.uerj.br.

No entanto, outra notícia impacta de forma mais profunda as edições da EdUERJ:  trata-se da inserção de  livros na Plataforma ScIELO. As obras a ingressarem na SciELO serão lidas no formato e-pub, podendo ser abertas em tablets, smartphones, em qualquer hora ou lugar do mundo. Vale ressaltar que a inclusão na Plataforma SciELO traz benefícios também relativos à divulgação e outras áreas operacionais, pois a SciELO Books atua nas operações de indexação; publicação; interoperação e disseminação.

Os livros eletrônicos da EdUERJ acessíveis pela SciELO passam a ser divulgados também em outras bases de dados, livrarias e lojas online, tais como EBSCO(plataforma educacional internacional), Amazon, DOAB (Directory of Open Access Books), Google Play e Google Scholar. O catálogo da Plataforma SciELO conta com DOI – Digital Object Identifier, que facilitará saber sobre o armazenamento ou compartilhamento das obras na web. Os dez primeiros livros já foram disponibilizados e podem ser conferidos na página da SciELO.

Estas ações somam-se a uma tendência mundial da produção de livros e artigos acadêmicos no formato digital, com o benefício de agressão menor ao meio ambiente e de tornar o conhecimento mais acessível, com preços mais baixos, e, portanto, mais democrático.

Os livros das EdUERJ na SciELO podem ser acessados pelo link:

http://books.scielo.org/eduerj/

Livros da EdUERJ na SciELO Books:

Esporte e mídia: novas perspectivas: a influência da obra de Hans Ulrich Gumbrecht

(eISBN:9788575114377)

Organizador(es): Helal, Ronaldo; Amaro, Fausto

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2015

Sinopse: Com forte formação literária, Hans Ulrich Gumbrecht é um dos teóricos mais respeitados, na atualidade, pela diversidade de sua produção e também pelas reflexões na área dos esportes. Essa obra oferece ao leitor 11 artigos que se utilizam, em alguma medida, das contribuições do pensamento do teórico alemão para aprofundar a compreensão sobre a interface entre esporte e mídia. Entre os ensaios, destaca-se também o capítulo escrito pelo próprio Gumbrecht, ”Perdido numa intensidade focada”.

Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas

(eISBN:9788575114438)

Organizador(es): Marafon, Glaucio José; Ramires, Julio Cesar de Lima; Ribeiro, Miguel Angelo; Pessôa, Vera Lúcia Salazar

Reúne 27 artigos que têm, como fio condutor, a pesquisa qualitativa em geografia, tratando ora de reflexões teórico-conceituais, ora de sua aplicação empírica, em diferentes recortes espaciais do território brasileiro. Os textos resultam de estudos envolvendo pesquisadores, assim como alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e de iniciação científica. Enfatizam, com clareza e rigor didático, a relevância da aplicação da pesquisa qualitativa em geografia e abordam a realização dos procedimentos adequados para a coleta e análise de dados.

Turismo e território no Brasil e na Itália: novas perspectivas, novos desafios

 

Organizador(es): Marafon, Glaucio José; Sotratti, Marcelo Antonio; Faccioli, Marina

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2014

Sinopse: Com contribuições dos olhares do turismo, da geografia, da arquitetura e da história, apresenta uma ponte entre estudos brasileiros e italianos sobre o turismo cultural. Analisa a imigração italiana para o Brasil, entre o final do século XIX e início do século XX, e sua implicação no nascimento de uma cultura ítalo-descendente. Mostra as semelhanças e as diferenças das atividades turísticas de um país como a Itália, que é líder nesse setor, e do Brasil, que está a caminho da consolidação.

Literatura da floresta: textos amazônicos e cultura latino-americana

(eISBN:9788575114421)

Autor(es): Sá, Lúcia

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2012

Sinopse: As quatro partes deste livro correspondem às quatro tradições da planície amazônica que mais influência tiveram na obra de autores sul-americanos: macro-caribe, tupi-guarani, sistema tukano-arauaque do Alto Rio Negro e arauaque ocidental. Em cada caso, o capítulo de abertura trata dos correspondentes textos indígenas.

História das ciências: uma história de historiadores ausentes – precondições para o aparecimento dos sciences studies

(eISBN:9788575114407)

Autor(es): Maia, Carlos Alvarez Maia

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2013

Sinopse: Esta obra focaliza os principais eventos historiográficos do século XX, situados entre as décadas de 1920 e 1970, que, sob o manto do cientificismo, alimentaram o afastamento da história das ciências das abordagens efetivamente histórico-sociais.

Tereza Cristina de Bourbon: uma imperatriz napolitana nos trópicos 1843-1889

(eISBN:9788575114445)

Autor(es): Avella, Aniello Angelo

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2014

Sinopse: Mais do que tecer uma biografia da terceira e última imperatriz do Brasil, o autor procura mostrar como a soberana foi fundamental para a construção das identidades nacionais da Itália e do Brasil, especialmente por meio do apoio à política de migração italiana no final do século XIX, momento em que a escravidão brasileira era abolida e a necessidade de mão de obra livre aumentava. O resultado contribui para a compreensão do presente dos dois países.

 

Geografia cultural: uma antologia, Vol. 2

(eISBN:9788575114391)

Organizador(es): Rosendahl, Zeny; Corrêa, Roberto Lobato

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2013

Sinopse: Indicado para alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, oferece uma criteriosa seleção de textos publicados em língua portuguesa sobre as relações entre espaço e cultura. Neste volume, predominam artigos da linha de estudos conhecida como nova geografia cultural, vertente que analisa a cultura como um contexto, condição de existência e reflexo dos diferentes grupos sociais. A antologia divide-se em cinco partes: O urbano e a cultura; Formas simbólicas e espaço; Espaço e religião; Festas e espaço; Identidade e território; e Cinema e literatura.

Geografia cultural: uma antologia, Vol. 1

(eISBN:9788575114384)

Organizador(es): Corrêa, Roberto Lobato; Rosendahl, Zeny

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2012

Sinopse: Resgata importantes textos da dimensão espacial da cultura, publicados pela EdUERJ nos livros da referida coleção. Desse modo, contempla o leitor com um rico conjunto dedicado à pluralidade temática. Apresenta artigos não só sobre história, mas também sobre conceitos e proposições em geografia cultural que devem ser parte fundamental em qualquer antologia, remetendo o leitor à trajetória do campo da dimensão espacial da cultura.

 

Escuta de crianças e adolescentes: reflexões, sentidos e práticas

(eISBN:9788575114360)

Organizador(es): Brito, Leila Maria Torraca de

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2012

Sinopse: A presente coletânea resulta de pesquisas em que predomina o tema escuta de crianças e adolescentes. Tem como foco a análise de necessidades, significados, relevâncias e objetivos, assim como procedimentos e práticas usados para se escutar, ou não, crianças e adolescentes em situações que podem ser encaminhadas ao sistema de justiça.

Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais

(eISBN:9788575114414)

Autor(es): Rosana, Glat; Pletsch, Marcia DeniseInclusão escolar

Editora: EDUERJ

Idioma(s): Português

Ano: 2012

Sinopse: Compila estudos sobre processos socioeducacionais no contexto da implementação das políticas de inclusão escolar em diferentes sistemas educacionais do estado do Rio de Janeiro. Apesar dessa delimitação geográfica, há muitos pontos em comum com políticas de outros estados e de seus respectivos municípios.

 

 

Share this post
  , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *