EdUERJ lança Atlas Municipal de Itaboraí

 

A Editora da UERJ, em parceria com o Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF), do Instituto de Geografia da UERJ, está disponibilizando, em seu site, um valioso material didático. Trata-se de Atlas Geográfico: Município de Itaboraí, livro que apresenta um conhecimento, com linguagem acessível, das dinâmicas naturais e humanas presentes no referido município do território fluminense.

A cerimônia de lançamento ocorreu no dia 15 de dezembro na Secretaria de Educação de Itaboraí, com presença da Reitora da UERJ em exercício, professora Maria Georgina Muniz Washington e do organizador do Atlas, professor Gláucio Marafon, além de representantes da prefeitura.

Atlas Geográfico: Município de Itaboraí é fruto de investigação que perpassa a pesquisa, o ensino e a extensão e incluiu, na sua realização, professores e alunos de graduação e pós-graduação. Os autores apresentam, de forma didática, aspectos da localização, do clima, da dinâmica natural e das atividades econômicas que compõem o município de Itaboraí.

Para melhor ilustrar o texto, o volume é composto por fotos, mapas, tabelas e gráficos. A proposta é fomentar um maior conhecimento do território de Itaboraí, localizando-o em relação ao Estado e referenciando as interações com os outros municípios fluminenses. O material poderá auxiliar a atuação de docentes no processo de construção da identidade cultural do aluno, com um material didático de qualidade.

Espera-se que o Atlas venha a atender 35.000 alunos da rede municipal, com a vantagem de estar disponibilizado gratuitamente para download. Vale ressaltar que o livro faz parte de uma série concebida pelo NEGEF que já trouxe títulos dedicados a outros municípios fluminenses, como Quissamã, Nova Friburgo, Macaé, Teresópolis e Rio Bonito, configurando uma iniciativa de incentivo à cultura e à cidadania.

Link para download:

 

https://www.eduerj.uerj.br/engine/?product=atlas-geografico-municipio-de-itaborai

 

foto lançamento atlas 3 profs

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *