EdUERJ Digital: livro analisa história da UERJ

No dia 5 de dezembro, a EdUERJ disponibiliza para download o livro “Da gênese aos compromissos: uma história da UERJ (1950-1978)”, de Deise Mancebo. É um estudo indicado sobretudo para os que procuram um saber mais aprofundado sobre as estruturas que moldaram os primórdios da UERJ.

A obra propõe um olhar crítico sobre a trajetória da UERJ, acompanhando desde o cenário político que possibilitou sua criação, em 1950, até o final dos conturbados anos 1970, período marcado tanto pelo projeto acadêmico articulado pelo governo militar quanto pela resistência estudantil ao autoritarismo. A autora analisa os agentes que funcionaram diretamente na construção da UERJ, revelando o contexto pragmático, composto de interesses financeiros, com características de centralização administrativa e colaboracionismo com os governos estadual e federal, após os anos 1960.

Lançado originalmente em 1996, durante os primeiros anos de funcionamento da Editora da UERJ, “Da gênese ao compromisso” é fruto de tese de doutorado apresentada na PUC-SP, em História e Filosofia da Educação.  A obra, que estava esgotada, poderá ser baixada gratuitamente na seção EdUERJ Digital, no site da Editora:

https://www.eduerj.uerj.br/engine/?product_cat=livros-digitais

Share this post
  , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *