EdUERJ participa de Workshop de Editoração Científica

A tecnologia, como instrumento educacional de valor inestimável, por todo o seu potencial de impacto, inspira um contínuo debate. Esta troca de ideias e experiências movimentou o Workshop de Editoração Científica (WEC), realizado de 6 a 10 de novembro, em São Pedro (SP). A Editora da UERJ participou do evento, representada pela servidora Nathália da Silva Ávila, responsável pela administração do Portal de publicações eletrônicas da UERJ.

O encontro, organizado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), está na nona edição. Neste ano, o tema escolhido foi a cultura digital na integração e inovação da publicação científica. A base teórica fundamentou-se nos conceitos do renomado cientista social Manuel Castells sobre as características de uma publicação científica.

Estiveram presentes representantes de periódicos de universidades como a UFBA, UFG, USP, UNICAMP, UFPR, UFRGS, UFSC, UERJ, além de outras. Entre os temas abordados destacaram-se os principais desafios dos periódicos científicos, o uso das redes sociais para divulgação dos artigos publicados e a preservação dos conteúdos publicados pelas publicações.

Uma das inovações da atual edição do WEC é a mesa destinada aos profissionais que administram os portais. As edições anteriores do evento contemplavam somente a participação dos editores das revistas.

– O Administrador precisa pensar de uma forma mais geral. O editor tem o olhar direcionado apenas para a sua revista, mas quem administra o portal deve enxergar o contexto com todas as publicações que são ali alocadas – explicou Nathalia, da EdUERJ.

Desde o início de 2016, o Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ está sendo administrado pela EdUERJ e hospedado no site da Editora. Os interessados em conhecer as publicações devem acessar o site http://www.e-publicacoes.uerj.br.

 

Share this post
  , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *