Portal de Publicações vinculado à EdUERJ

A EdUERJ assume uma nova responsabilidade frente à divulgação digital de saberes em áreas diversas do conhecimento humano. Em reunião realizada no dia 14 de setembro, no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Física, foi anunciado que a partir deste ano, a EdUERJ passa a ser responsável por administrar o Portal de Publicações da UERJ. A novidade foi apresentada a cerca de 70 participantes, entre eles, coordenadores de cursos de pós-graduação da UERJ e editores de periódicos científicos. A EdUERJ esteve representada pelo diretor Glaucio Marafon, por Nathalia Avila, do Portal de Publicações, e por Silvia Nóbrega e Thiago Braz, da Coordenadoria Editorial.

Anteriormente a administração do Portal, que conta hoje com 76 revistas, era realizada pelo Departamento de Extensão, da Sub-reitoria de Extensão e Cultura. Agora em nova casa, as revistas eletrônicas passam também a ser divulgadas pelas mídias digitais da EdUERJ, o que facilitará no processo de divulgação dos conteúdos e também para receber artigos.

Uma das modificações dessa nova fase está no critério de inscrição ou permanência das revistas no Portal. As revistas poderão ser cadastradas como projeto de extensão, mas esta inscrição não será obrigatória e a avaliação também não estará mais relacionada aos critérios extensionistas. Entre os aspectos que serão observados para avaliar as publicações estão a periodicidade regular, a indexação correta e a existência de artigos de professores de outras instituições, não devendo a publicação se limitar a textos de docentes da UERJ.

Em se tratando de conteúdo, em relação aos anos anteriores, a novidade é a presença da Revista Teias, da Faculdade de Educação da UERJ. Embora, não se trate de uma publicação nova, a Teias não fazia parte do grupo de revistas disponibilizadas na página administrada pela EdUERJ. Outro periódico que se faz presente neste ano é a Eλληνικό βλέμμα (pronuncia-se  elliniko vlemma), revista de estudos helênicos, publicada pelo Instituto de Letras. Outras 5 revistas se cadastraram, mas ainda não estrearam: Dia-Logos; Physis;  Revista Fotografia Científica Ambiental; Em Construção; e Revista de História do Direito. Para manter-se informado sobre as publicações, acesse www.e-publicacoes.uerj.br.

Share this post
  , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *