Livro contribui para memória ambiental do Leste Metropolitano do Rio

Meio ambiente, cidadania e educação são valores que movimentam Biodiversidade e sociedade no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, livro organizado por Marcelo Guerra Santos, publicação da Editora da UERJ. A obra reúne artigos de professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa fluminenses, levantando questões sobre a biodiversidade, recursos naturais e impactos socioambientais na região formada pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim, Magé e Tanguá.

A publicação se divide em três partes. O segmento inicial traz ensaios dedicados à biodiversidade da região, enfocando a fauna e a flora locais. Exemplos disso são os capítulos sobre as flores da Restinga de Maricá ou sobre as Bromélias de São Gonçalo, assim como a pesquisa que trata dos morcegos da Reserva Ecológica de Guapiaçu.

A segunda parte enfoca a questão do conflito da biodiversidade em relação ao impacto das ações do homem. Neste segmento, há temas como a venda ilegal de animais silvestres em Niterói e São Gonçalo. Outro exemplo é o artigo que aborda o conflito desencadeado pelo fato de haver, dentro dos limites do Parque Natural Municipal da Serra do Barbosão, em Tanguá, uma importante reserva de fluorita, mineral usado como fundente na siderurgia.

Por fim, a parte final é dedicada a experiências que remetem à sala de aula e também à  divulgação da biodiversidade, com capítulos como “Atividades acadêmicas em unidades de conservação; unindo esforços para o manejo colaborativo”. Este relato traz observações sobre uma pesquisa com estudantes de graduação em Ciências Biológicas, monitorando as condições ambientais de locais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Ao todo, são 12 capítulos, escritos por 35 autores, que contribuem para a memória ambiental do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. Uma região, nas palavras do organizador Marcelo Guerra Santos, “tão perto da metrópole e tão longe de ser conhecida pela ciência”.

Share this post
  , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *