Machado de Assis é tema de livro e debate

Em Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura (EdUERJ, 2016), a professora Sonia Netto Salomão reconstrói o contexto italiano no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, investigando, na produção machadiana, leituras de Dante, Machiavel, Leopardi e da história romana. A obra destaca, perante o olhar do leitor, como a condição de frequente espectador das operas e de teatro dramático italiano influenciou o autor de Dom Casmurro.

Estruturalmente, o ensaio divide-se em três partes, cujos objetivos principais são os seguintes: observar os mecanismos de diálogo de Machado com o leitor e o crítico, analisar a ironia no tecido retórico da narrativa machadiana e, por fim, rever a relação do escritor carioca com a cultura italiana, representada por exemplos na literatura, história, teatro e ópera. Realizando uma integração de vários processos teóricos e dialogando com a crítica nacional e estrangeira, os capítulos se entrecruzam, revisitando os temas principais que contribuíram para a centralidade da obra de Machado de Assis na literatura brasileira.

Ex-professora da UFRJ e da UERJ, Sonia Netto Salomão ensina atualmente na Sapienza, Universidade de Roma, e já publicou diversos ensaios e estudos sobre a história da língua portuguesa, entre os quais, os volumes Da palavra ao texto, estudos de linguística, filologia, literatura (Viterbo, Sette Città, 2007, com reedições) e A língua portuguesa nos seus percursos multiculturais (Roma, Nuova Cultura, 2012). Além disso, coordenou a tradução de Quincas Borba, de Machado de Assis (Viterbo, Sette Città, 2009), e integra o conselho editorial da Coleção Brasil-Itália, da Editora da UERJ.

Agenda do Lançamento inclui debate na Biblioteca Nacional do Rio

*No dia 28 de abril, a obra será lançada durante o 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, às 18h30, na PUC-SP, em Perdizes, em São Paulo. Informações sobre o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa podem ser obtidas pelo site http://www.ippucsp.org.br/16_congresso_index.html

* No dia 4 de maio, às 17h, haverá um evento de lançamento na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a professora Sonia Netto Salomão fará uma breve palestra de introdução ao seu trabalho, em mesa-redonda coordenada pelo Professor Renato Lessa (Diretor da FBN), tendo como debatedores os professores José Luis Jobim (UFF) e João Cezar de Castro Rocha (UERJ).Título da palestra: Machado de Assis e o cânone ocidental: modelos e anti modelos. A iniciativa conta com o patrocínio da “Cátedra Antonio Vieira” (Sapienza / Instituto Camões) e da EdUERJ (Coleção Brasil-Itália).

* Já no dia 6 de maio, o lançamento será às 19h, na Livraria da Travessa, do Leblon, na Av. Afrânio de Melo Franco. 290, no Shopping Leblon.

 

Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *